sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Qual a diferença entre perispirito, aura e duplo etérico?


Este é um assunto amplo, uma vez que estes termos sofrem interpretações diferentes, dependendo do autor e do contexto. Buscaremos dar uma resposta simplificada

PERISPIRITO: é o conjunto energético (fluídico) que atua como intermediário entre o espirito (o ser inteligente e imaterial) e a matéria grosseira e pesada (corpo físico). É tido, pela sua composição e funções, como um "corpo espiritual", ou seja, um envoltório semi-material do espirito (pois as energias são mais sutis que a matéria). Dentre suas principais funções destaca-se a ligação com o corpo físico e a morfologia espiritual.

DUPLO ETÉRICO: Denominado por alguns como corpo vital, ou campo vital, é um conjunto de energias mais materializadas, cuja função básica é a ligação do perispirito ao corpo físico, provendo vitalidade a este. Na literatura espirita muitas vezes é citado e confundido com o fluido vital ou principio vital, quando na realidade o fluido vital é um dos componentes do duplo etérico.

AURA: É um nome genérico para as irradiações energéticas que ocorrem a partir do espirito. O perispirito irradia, o duplo etérico irradia e o corpo físico também irradia. Este conjunto de irradiações é geralmente denominado AURA. Alguns autores acreditam que a aura captada pelas fotos Kirlian se refere as irradiações do duplo eterico+corpo físico e não do perispirito. Os clarividentes geralmente conseguem perceber a aura dos indivíduos, que aparecem na forma de irradiações coloridas variáveis e em movimento incessante (como uma chama acesa, numa analogia). O espírito Andre Luiz em algumas obras denomina a aura de "halo vital".


Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário