sábado, 26 de setembro de 2015

SOBRE OS ERÊS


Descem do astral superior simbolizando a pureza, a inocência e a singeleza. Seus trabalhos se resumem em brincadeiras e divertimentos. Praticam a caridade, incorporando em médiuns. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces. Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também têm funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro, sendo extremamente respeitados pelas demais entidades e guias.

É uma falange de espíritos que assumem em forma e modos, a mentalidade infantil. Como no plano material, também no plano espiritual, a criança não se governa, tem sempre que ser tutelada. É conhecido como Ibeijada, Erês, Dois-Dois, Crianças, Ibejis.

Eles têm uma função muito importante, que é dar os recados dos Orixás, já que estes, em regra, não falam. São normalmente muito irrequietos e barulhentos.

Quando incorporadas em um médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte) como qualquer criança.

Os pedidos feitos a uma criança incorporada normalmente são atendidos de maneira bastante rápida. O fato, entretanto, é que uma gira de criança não deve ser interpretada como uma diversão, embora normalmente seja realizada em dias festivos, e às vezes não consigamos conter os risos diante das palavras e atitudes que as crianças tomam.

Os erês, ao dar consultas, vão trabalhando com seu elemento de ação sobre o consulente, modificando e equilibrando sua vibração, regenerando os pontos de entrada de energia do corpo humano. Esses seres, mesmo sendo puros, não são tolos, pois identificam muito rapidamente nossos erros e falhas humanas. E não se calam quando em consulta, pois nos alertam sobre eles. Portanto, são conselheiros e curadores, por isso foram associadas à Cosme e Damião, curadores que trabalhavam com a magia dos elementos.

A Falange das Crianças é uma das poucas falanges que consegue dominar a magia. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois, atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos. Imaginem uma criança com menos de sete anos possuir a experiência e a vivência de um homem velho e ainda gozar a imunidade própria dos inocentes. Bem disse nosso Mestre Jesus: "deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus" (Mt, 19:13-15)


A festa de Cosme e Damião, santos católicos sincretizados com Ibeiji, é realizada no dia 27 de Setembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário