Na mitologia yoruba, Orixás são ancestrais divinizados africanos que correspondem a pontos de força da Natureza e os seus arquétipos estão relacionados às manifestações dessas forças. Estes deuses da Natureza são divididos em 4 elementos – água, terra, fogo e ar.
As características de cada Orixá aproxima-os dos seres humanos, pois eles manifestam-se através de emoções como nós. Cada Orixá tem ainda o seu sistema simbólico particular, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, espaços físicos e até horários.
Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravatura, cada Orixá foi também associado a um santo católico, devido à imposição do catolicismo aos negros. Para manterem os seus Orixás vivos, viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente.
Na mitologia, há menção de 600 Orixás primários. No Brasil, esse número foi reduzido. Segue alguns dos Orixás mais cultuados:
- EXU - Orixá guardião dos templos, encruzilhadas, passagens, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos oráculos.
- OGUM - Orixá do ferro, guerra, fogo, e tecnologia, deus da sobrevivência.
- OXÓSSI - Orixá da caça e da fartura.
- LOGUNEDÉ - Orixá jovem da caça e da pesca.
- XANGÔ - Orixá do fogo e trovão, protetor da justiça.
- OMULU/OBALUAIÊ - Orixá das doenças epidérmicas e pragas, orixá da cura.
- OXUMARÉ - Orixá da chuva e do arco-íris, o dono das Cobras e das transformações.
- OSSAIM - Orixá das folhas sagradas, conhece o segredo de todas elas. Junto com Oxóssi, protege as matas e os animais.
- OYÁ ou IANSÃ - Orixá feminino dos ventos, relâmpagos e tempestades. Também é a orixá das paixões.
- OXUM - Orixá feminino dos rios, do ouro, deusa das riquezas materias e espirituais, dona do amor e da beleza, protege bebês e recém-nascidos.
- IEMANJÁ - Orixá feminino dos mares e limpeza, mãe de muitos orixás. Dona da fertilidade feminina e do psicológico dos seres humanos.
- NANÃ - Orixá feminino dos pântanos e da morte. Protege idosos e desabrigados. Também dona da chuva e da lama. É mãe de Obaluaiê e junto com ele, dona das doenças cancerígenas. Mais velha orixá do panteão africano.
- YEWÁ - Orixá feminino do Rio Yewa. Protetora das moças virgens e dona da vidência.
- OBÁ - Orixá feminino do Rio Oba. Dona da guerra e das águas.
- IBEJI - Orixás crianças, são gêmeos, e protegem as criancinhas.
- IRÔCO - Orixá da árvore sagrada, (gameleira branca no Brasil).
- OXALUFAN - Qualidade de Oxalá velho e sábio.
- OXAGUIAN - Qualidade de Oxalá jovem e guerreiro.
Fonte:
Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário