É o senhor da justiça e das leis, sejam religiosas, do homem e até mesmo morais. É experiência e sabedoria. Seu machado de dois gumes é o símbolo da imparcialidade, do poder em toda sua plenitude. Sua lei é como rocha, dura e cega. Xangô é poderoso, autoritário e justo, tem um grande e bom coração. Suas decisões são sempre consideradas sábias, ponderadas, hábeis e corretas. Com sua lei, liberta as consciências em evolução. É rigoroso e não aceita injustiças, falsidades, mentiras ou maldades. Xangô é o orixá que decide sobre o bem e o mal.
Ele é ideologia, decisão, vontade e iniciativa. É a rigidez, a organização, o trabalho, o progresso social e cultural. Ele é a determinação de vencer, é a lei de causa e efeito. É o protetor de todos que exercem com bondade as práticas das leis, sejam juízes, advogados, etc. Xangô é o responsável pela solução das pendências e das injustiças, dando a quem merece o devido castigo e a vitória ao injustiçado. É a ele que devemos recorrer nas demandas espirituais, nos processos judiciais e em todos os assuntos ligados à lei e a justiça.
Os filhos de Xangô são pessoas confiáveis, benevolentes, diplomáticas, críticas, exigentes e rigorosas. Possuem a habilidade em verem os dois lados de uma questão. São líderes por natureza, justos, honestos e equilibrados. Apresentam uma alta dose de energia e autoestima, uma clara consciência de que são importantes, dignos de respeito e atenção. Mesmo sabendo ouvir, gostam de dar a última palavra. Conscientemente são incapazes de cometer injustiça. Apesar de autoritário a bondade do filho de Xangô é grande, ele concilia severidade com justiça, exigência com reconhecimento, cobrança com recompensa.
Por maiores que sejam as provações que ele tenha que passar haverá sempre uma sorte fantástica a protegê-lo que o anima e encoraja a prosseguir. É franco, não esconde seus sentimentos, não finge nem dissimula. Quando as coisas não saem como ele deseja, não se deixa prender pelo desânimo e mesmo tendo que alterar seus planos iniciais, não deixa de acreditar que tudo vai mudar para melhor. Trabalhando muito, com honestidade conquistará tudo o que merece.
Aspectos Gerais
Dia: quarta-feira.
Símbolo: Oxé (machado de lâmina dupla).
Metal: estanho.
Elemento: fogo.
Folhas: louro, folhas de café, cipó mil homens, hortelã, manjerona, erva de São João etc
Domínios: Montanha, raio, trovão, pedreira (formações rochosas)
Sincretismo: São João (24 de junho) São Jerônimo (30 de setembro).
Cores: vermelho e branco (ou marrom).
Comida: Agebô, Amalá.
Saudação: Kaô Kabiesilê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário