segunda-feira, 26 de maio de 2014

OXÓSSI


Oxóssi é o senhor das matas e dos caboclos. É o orixá da caça, guardião das florestas. É o grande caçador pelo que produz na caça, na pesca e na plantação. É o orixá que dá sustento ao corpo através dos alimentos. É um vencedor, pois traz para o povo a fartura, a prosperidade, a cura das doenças pela natureza, a saúde plena. É o orixá da riqueza e do progresso. 
Na história da humanidade, Oxóssi cumpre um papel civilizador importante, pois na condição de caçador representa as formas mais arcaicas de sobrevivência humana. Rege a lavoura e a agricultura, permitindo bom plantio e boa colheita. Astúcia, inteligência e cautela são os seus atributos, pois, como revela a sua história, esse caçador possui uma única flecha, portanto, é certeira e não erra a presa. Ele é o melhor naquilo que faz por estar permanentemente em busca da perfeição. Oxóssi representa austeridade, despojamento, mudança, constante movimento da natureza em evolução, tudo o que é novo e vibrante. 
É caçador de almas e de homens e sua busca visa o conhecimento. Atua no bem-estar físico e espiritual dos seres humanos. Como orientador, mostra o caminho a ser seguido pela humanidade. Modifica inteligências e consciências, atuando na mente e no coração. É o cientista e o doutrinador que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados. 
Os filhos de Oxóssi são grandes conselheiros, incapazes de negar qualquer ajuda a alguém. São calmos, alegres, joviais, amorosos, encantadores, místicos e intuitivos. Têm muitos amigos, mas não gostam de intimidade excessiva. São amáveis e acolhedores, muito embora com forte tendência à solidão. Amam a liberdade e a natureza.
São exímios coordenadores de atividades. Possuem grande capacidade de concentração e uma firme determinação de alcançar seus objetivos. Seu olhar observador ganha força no gosto pelo ficar calado e na necessidade de silêncio. Como são pensadores independentes, têm dificuldade em aceitar opiniões diferentes das suas.
Aspectos Gerais


Dia: quinta-feira.
Símbolo: ofá (arco e flecha).
Metal: Bronze (latão).
Elemento: terra.
Folhas: jurema, eucalipto, alecrim do campo, guiné caboclo, samambaia, espinheira santa, etc.
Domínios: caça, agricultura, alimentação e fartura.
Sincretismo: São Sebastião (20/01).
Cor: verde. 
Comida: Axoxô.
Saudação: “Okê Arô - Okê Caboclo”

Um comentário:

  1. Grata por compartilhar. Continue com essa Força. Grande abraço. Muito Axé!

    ResponderExcluir