segunda-feira, 26 de maio de 2014

TEMPO

Tempo ou Iroko é um orixá muito antigo. 
Iroko é a árvore primordial. É o primeiro presente da terra aos homens. Existe desde o princípio dos tempos, a tudo assistiu, resistiu e resistirá. É uma poderosa árvore que abriga divindades ancestrais e liga a terra ao céu e foi por ela que todos os demais orixás desceram à terra. Em todas as reuniões dos orixás ele está sempre presente, calado num canto, anotando todas as decisões que implicam diretamente na sua ação eterna. É o orixá das florestas, das árvores, dos espaços abertos. Governa o tempo em seus múltiplos aspectos. É implacável. Age nas mudanças climáticas e nas variações do tempo. Acompanha e cobra o cumprimento do carma de cada um de nós, determinando o início e o fim de tudo. É um orixá raro, de poucos filhos.
Iroko é a própria representação da dimensão tempo. É o Senhor que está sempre em movimento entre uma e outra extremidade dos polos. Tempo é simultaneamente equilíbrio e desequilíbrio. Ele é o segundo, o minuto, a hora, os dias, os anos, os séculos e os milênios. Tempo rege as estações do ano sendo responsável pela passagem de uma para outra. Está ligado ao frio, ao calor, à seca, às tempestades, ao ambiente pesado e ao ambiente agradável. É o senhor da cronologia e da meteorologia, é o responsável pelas catástrofes que assolam a terra, as quais vêm advertir a humanidade que precisa zelar pela natureza e não dominar à sua força. Tempo está vinculado ao meio ambiente, pois qualquer choque ambiental tem a sua regência. Ligado intimamente aos quatros elementos da natureza. Ele é a essência da vida reprodutiva, do poder da terra, do perene e imutável ciclo vital. Ensina ao homem a compreender as leis divinas e não desafiá-las.
No Brasil é considerado o protetor de todas as árvores e está associado em particular à gameleira branca. É o protetor das crianças indefesas. É invocado geralmente em situações difíceis como quando ocorre o desaparecimento de pessoas ou em sérios problemas de saúde físico ou mental.
Os filhos de Iroko são eloquentes, inteligentes, sábios, camaradas, alegres, temperamentais, competentes, teimosos, turrões e generosos. Habilidosos profissionais e seres dotados de nobres vibrações. Carregam o perfil psicológico daquele que mais ouve do que fala. Seus filhos são dotados de grande senso de justiça. Possuem caráter firme, sem hesitações. Adoram cozinhar, dançar, celebrar, conversar e quando envelhecem, não perdem a jovialidade.

Aspectos Gerais
Dia: terça-feira
Símbolo: gameleira branca ou outra árvore (tronco)
Elemento: fogo, água, terra e ar.
Folhas: iroco, flores brancas, orquídeas.
Domínios: ancestralidade, vida, morte, doenças, catástrofes, força da natureza, tempo.
Sincretismo: São Francisco de Assis(4 de outubro) e São Lourenço (10 de agosto).
Cores: branco, verde e cinza(castanho).
Comida: inhame, ajabó, o caruru, feijão fradinho, o deburu, o acaçá, o ebô e outras.
Saudação: Zará Tempo! Tempo Yió! Iroko Kissilé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário