terça-feira, 27 de maio de 2014

OXAGUIÃ


Senhor dos contrastes, poderoso estrategista e astucioso, Oxaguiã é o guerreiro jovem da família dos orixás funfuns (Orixás brancos). É saudado como Eleejigbô, o “senhor de Ejibgô”, na cidade de mesmo nome, na Nigéria. No Brasil, possui diversos codinomes: Orixá Oguiã, Oxalaguiã, Oxaguim, Xaguim, Oxodim.
Alguns o tratam como o filho de Oxalufan, considerado como o mais novo dos orixás do panteão de branco, mas isto não o transforma em um jovem, pois nenhuma divindade integrante deste grupo é considerada jovial, porque são pertencentes à época da criação, o que os torna possuidores da idade imemorial. Oxaguiã só é menos ancião que seu pai. Outros dizem que Oxaguiã é o Oxalá novo, aquele que carrega a espada e o escudo.

Também conhecido como Ajagunã, é o conflito que antecede a paz, a própria a revolução que dá início à evolução, visando o futuro de maneira abrangente e não superficial, necessária ao dinamismo da vida e da sociedade, e busca do conhecimento.

Orixá do progresso e da cultura, o Orixá da vida e também da efervescência da vida, da discussão, da guerra e do avanço, da estratégia, da inteligência, do branco, do claro, do positivo e do masculino! Oxaguiã é também guerreiro e destrói para concretizar que o novo se estabeleça.
É o patrono da agricultura e das árvores. O grande orixá do inhame pilado. É o único orixá funfun que guerreia, usando para isso uma espada e um escudo que recebeu de Ogun.
Além do raciocínio, esse orixá usa o artifício da guerra em determinados momentos. Grande estrategista, não entra numa guerra sem antes pensar muito bem para não pôr em risco seus exércitos. Antes de guerrear ele tenta promover a paz. Foi ele quem trouxe para o homem o ensinamento da pacificidade, da disciplina, da hierarquia e do respeito e, por isso, gosta de mostrar a guerra e a paz, para que o ser humano possa fazer sua escolha.

As pessoas com problemas de saúde a ele recorrem para que intervenha e faça a vida prevalecer sobre a morte, porque ele transita nestes dois campos. Esta sua vida/morte é comprovada pelo uso de suas cores: o branco, elemento símbolo do ar, da vida, produto do orum, e o azul (o seguí), representando o preto da terra, ele mento do aiê. Oxaguiã promove a comunicação entre todos os orixás e também entre estes e os homens.

Oxaguiã criou o pilão (ojó odó) e a mão-de-pilão, que se tornaram seu emblema e proporcionaram-lhe o título de “senhor do pilão”. Este utensílio, dentro da religião, também pertence a Xangô, o orixá patrono dos elementos fabricados com a madeira.

Oxaguiã representa o nascer do dia, simbolizando o primeiro raio de Sol que esquenta a terra fria da madrugada. Ele é a claridade vencendo e cortando a escuridão da noite, “acordando” o dia e ajudando o homem a criar um novo ciclo de vida.

Os filhos de Oxaguiã são trabalhadores, organizados e lutadores, ótimos líderes e estrategistas e bons parceiros, tanto na vida pessoal e amorosa, como nas amizades. São pessoas generosas, alegres, extrovertidas e felizes. Dedicados e bondosos, sabem fazer e conservar amigos. Seu lado intelectual é bem desenvolvido. Gostam de desafios e defendem os injustiçados e incompreendidos, procurando sempre estar em defesa da verdade, por meio da argumentação. Embora sejam guerreiros, não procuram confusões ou brigas, e não costumam ser agressivos.


Aspectos Gerais
Dia: sexta-feira
Símbolo: espada, mão de pilão, varas de atori, ofá
Elemento: o ar e a atmosfera
Folhas: cana-do-brejo, manjericão, alecrim, boldo
Domínios: lutas diárias (pelo sustento e trabalho), paz, alimentação.
Sincretismo: Menino Jesus de Praga, Espírito Santo.
Saudação: Xeueu, Babá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário